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 Linha Nacional de Emergência Social (LNES) - Linha 144

O que é?
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é um serviço público gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto para protecção e salvaguarda da segurança dos cidadãos em situação de Emergência Social – 24 horas por dia, 365 dias por ano – disponível através do número de telefone 144.

A quem se dirige?
A todos os cidadãos em situação de Emergência Social.

Grupos prioritários:
- Crianças e jovens em perigo

- Idosos em situação de abandono

- Pessoas vítimas de violência doméstica

- Pessoas em situação de sem-abrigo


Para quê?
Objectivo Geral
- Accionar uma resposta social imediata às situações de emergência social e assegurar a acessibilidade a um posterior encaminhamento/acompanhamento social, numa perspectiva de inserção e autonomia.


Objectivos Específicos
- Identificar e dar resposta imediata a situações de emergência social;

- Encaminhar as situações de emergência, em que exista perigo para a integridade física, psicológica e social dos indivíduos, para serviços prestadores de cuidados e acolhimento;
- Garantir condições de protecção a situações de vulnerabilidade com risco associado;
- Sinalizar e encaminhar para acompanhamento situações de grave exclusão social.


Organismos com os quais existe articulação:

- Centros Distritais de Segurança Social/ Serviços Locais de Acção Social;
- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;
- Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;
- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens;
- Consulados/ Embaixadas
- Guarda Nacional Republicana;
- Hospitais e Centros de Saúde;
- Instituições Particulares de Solidariedade Social;
- Linha de Emergência Infantil;
- Linha de Emergência Nacional – 112;
- Linha do Cidadão Idoso;
- Linha SOS Voz Amiga;
- Linha Vida – SOS Drogas;
- Organizações Não Governamentais;
- Polícia de Segurança Pública;
- Santa Casa da Misericórdia;
- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras;
- Serviço Nacional de Protecção civil.